Sidebar Area
Sidebar Area

Blog

Qual o primeiro passo para fazer um divórcio amigável?

  |   DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES   |   Nenhum Comentário

O poder da conciliação é renovador. Mesmo após momentos de incerteza e tensão, o diálogo sincero e aberto pode transformar e indicar novos rumos na resolução de conflitos. O caminho para fazer um divórcio amigável é justamente esse: conciliação, respeito, diálogo e paciência.

Contudo, na prática, a situação pode tornar-se muito mais complicada. A relação familiar fica estremecida e o cuidado precisa ser redobrado, em um momento tão delicado quanto esse. Você sabe o que deve fazer para que o processo de separação de corpos seja tranquilo e sem desentendimentos? Aprenda conosco a dar o primeiro passo na direção do divórcio amigável.

 

 

Descubra como fazer um divórcio amigável

Fazer um divórcio amigável

Diálogo e conciliação

Edward Murphy dizia que dois monólogos não fazem um diálogo. Essa máxima pode ser considerada em diversos momentos da vida, e no momento de uma separação não é diferente. Não adianta querer apresentar seu ponto de vista sem estar preparado para ouvir as considerações do outro.

A palavra “diálogo” é de origem grega, e foi formada pelo elemento dia-, que significa «por intermédio de», e por logos, que significa «palavra». Ou seja, aplicando esse conceito em nosso contexto, fica claro que por intermédio da palavra é possível encontrar uma solução que seja benéfica para ambos os cônjuges.


Você pode se interessar por:

Organização financeira para o período após o divórcio

Saiba como facilitar o processo de divórcio

Massocco & Massocco: Advogados em São Miguel do Oeste


Falar e escutar, discutir com sabedoria e considerar o ponto de vista alheio. Durante a convivência diária, muitos aspectos podem acabar passando despercebidos. É em um momento decisivo como um divórcio que tudo o que ficou acumulado vem à tona. Por isso, paciência e boa vontade também favorecem a resolução do caso sem precisar recorrer ao litigioso. A compreensão facilita o entendimento.

Cuidado nos trâmites do processo

A consciência dos direitos e deveres também é indispensável durante um processo de divórcio amigável. Quais são suas obrigações? Como serão divididos os bens? Com quem ficará a guarda dos filhos? Todos esses pontos são decisivos para que ambos saibam como proceder e como honrar seus compromissos.

Preste atenção em tudo o que for determinado em audiências e busque cumprir tudo o que for acordado. Além de garantir o bom relacionamento entre as partes, esse cuidado também reduz as chances de que ocorram prejuízos financeiros desencadeados por inadimplência ou pela falta de atenção nos detalhes.

Orientação profissional

Buscar auxílio com profissionais para fazer um divórcio amigável é extremamente recomendável. Psicólogos, assistentes sociais e advogados, por exemplo, podem ajudar a família a compreender a situação, orientar para evitar o rompimento de laços afetivos e facilitar o processo jurídico.

Uma conversa com um advogado especializado em direito de família pode eliminar dúvidas, esclarecer situações e propiciar a conciliação entre os envolvidos. Quando feito de maneira amigável, o divórcio pode ser muito rápido e tranquilo, para que ambos os cônjuges possam seguir sua vida tranquilamente.


Você ficou com alguma dúvida sobre direito da família ou deseja mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos ajudar. Clique aqui para marcar uma consulta online ou ligue para (49) 3622 0198 | (49) 36222868. Ficamos localizados na rua Santos Dumont,134 – Ed. Carduus Office Sala 201 – S

 

fazer um divórcio amigável