Sidebar Area
Sidebar Area

Blog

direito da família

Direito da família: Passo a passo para uma divisão de herança sem desentendimentos

  |   DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES   |   Nenhum Comentário

Em direito da família, dividir a herança sem desentendimento é um tema recorrente.

Qualquer família possuidora de qualquer tipo de patrimônio pode estar sujeita a divergências na hora de dividir os bens de um ente falecido.

Para evitar disputas entre herdeiros e conseguir dividir herança sem desentendimentos por meios legais, separamos um passo a passo para você:

 

Direito da família Passo 1: Conversar é fundamental

É recomendável que os herdeiros se reúnam com a matriarca ( e/ou patriarca) ainda em vida.

Dessa forma, há possibilidade de diálogo e espaço para que todos os interesses sejam colocados sobre a mesa.

A conversa ainda é a melhor maneira de evitar brigas futuras e dividir herança sem desentendimentos.

 

Passo 2: Criação de holdings

Para famílias em que a herança consiste em grandes propriedades, como fazendas e prédios, uma alternativa é que o grupo busque uma estrutura societária em formato de holding.

Assim, o proprietário pode indicar quantas quotas cabem a cada herdeiro ainda em vida.

Outra alternativa, também é a doação com reserva de usufruto vitalício.

Nesta a nua propriedade dos bens, passa a pertencer aos filhos, porém o uso e o gozo dos bens, inclusive a renda advinda daqueles e a respectiva administração, continuam a pertencer ao doador, até a sua morte.

E, por último, ainda há o testamento, onde o testador poderá dispor em vida, de forma livre e consciente, de 100% dos seus bens, caso não possua herdeiro necessário, ou então, de 50% daqueles, existindo os herdeiros necessários.

 

Passo 3: Vontade da maioria

O melhor para dividir herança sem desentendimentos é evitar qualquer tipo de deliberação que necessite de aprovação por unanimidade.

Isso pode atravancar muitas decisões e processos legais.

 

Passo 4: Planejar ainda em vida

Principalmente para casos em que grandes quantias de dinheiro estejam envolvidas, o mais recomendável para dividir heranças sem desentendimentos é começar o planejamento sucessório ainda em vida.

De outra forma, é muito provável que disputas familiares aconteçam.

 

Passo 5: Evitar impostos

O planejamento sucessório feito em vida ainda pode servir para abater o pagamento de impostos como o Imposto de Renda sobre bens imóveis ou o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).

Preservar-se desse tipo de taxas também colabora para dividir herança sem desentendimentos, pois previne que seus beneficiários se estressem com esse tipo de burocracia.

 


Você ficou com alguma dúvida sobre direito da família ou deseja mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos ajudar. Clique aqui para marcar uma consulta online ou ligue para (49) 3622 0198 l (49) 3622 2868. Ficamos localizados na rua Santos Dumont, 134 – Ed. Carduus Office Sala 201 – São Miguel do Oeste, SC