Sidebar Area
Sidebar Area

Blog

como abrir um processo de divórcio

Como abrir um processo de divórcio: primeiros passos

  |   DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES   |   Nenhum Comentário

Chegou o momento de romper o casamento. Vocês têm absoluta certeza de que não poderão fazer mais nada além do que já foi feito: hora de resolver a situação e saber como abrir um processo de divórcio. Vamos lá!

 

Como aconteceu comigo?

Durante meu divórcio, contei com a ajuda de minha advogada desde o princípio.

Prefira, sempre que possível, saber como abrir um processo de divórcio sem litígio, isto é, em tom amigável. Aliás, prefira conduzir todo o processo desta forma, para evitar o desgaste. Caso não seja essa a situação, faça como eu: procure um advogado já nesta primeira etapa.

Eu pedi que meu advogado fizesse o comunicado em uma entrevista em seu próprio escritório. É importante você saber que essa opção existe na etapa de como abrir um processo de divórcio. O aconselhamento jurídico será feito em plena observância de todos os fatores para evitar a angústia afetiva, já que o profissional do direito tem o treinamento necessário para conduzir este tipo de situação.


Você pode se interessas por esses posts:

Pensão alimentícia para cônjuge: como entrar com o processo e quais os seus direitos

Mudança de nome após o divórcio: quando posso exigir a retirada do nome de casado?

Problemas com a guarda compartilhada: resolvendo conflitos


Saiba como abrir um processo de divórcio em cinco passos.

Com a minha experiência, preparei este passo a passo de como abrir um processo de divórcio para ajudar a resolver questões de forma prática neste momento de rompimento. Veja:

1. Busquei um advogado para dar início ao processo.

2. Pedi ao advogado que comunicasse a decisão ao meu ex-esposo em uma entrevista no seu escritório.

3. Comuniquei meus filhos. Contei com a ajuda de um psicólogo, pois não queria cometer erros e considerei necessário, na época meus filhos eram pequenos e eu não sabia como abordá-los. Os conselhos que recebi naquele momento eu repasso nesse material: Não negligencie o amor aos seus filhos neste momento.

4. Reuni documentos pessoais, certidão de casamento, documentação dos filhos e documentos da casa em que morávamos, da casa da praia de nossa família e dos dois carros.

5. Minha advogada começou a mediar os acordos sobre pensão alimentícia e divisão de bens. Algumas audiências foram necessárias. Confie na condução de seu advogado.

Coisas que eu gostaria que você soubesse:

Eu sofri ameaças e fui chantageada. Comuniquei todos os fatos ao advogado. Você deve fazer o mesmo, se passar por isso.

Esteja ciente de que haverá uma tentativa de reconciliação na frente do advogado, antes de serem encaminhados ao juiz, que perguntará se não há como manter o matrimônio. Esteja preparado. Para fazer todo o processo de forma gratuita, busque a Vara da Família.


Você ficou com alguma dúvida sobre direito da família ou deseja mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos ajudar. Clique aqui para marcar uma consulta online ou ligue para (49) 3622 0198 l (49) 3622 2868. Ficamos localizados na rua Santos Dumont, 134 – Ed. Carduus Office Sala 201 – São Miguel do Oeste, SC.