Sidebar Area
Sidebar Area

Blog

Processo de adoção no Brasil: dicas para descomplicar a ação

  |   Noticias   |   Nenhum Comentário

Não importa a motivação inicial, se pelo impedimento de gerar ou mesmo pela vontade de dar um lar a uma criança. O tema da adoção tem crescido significativamente no Brasil. Muitas pessoas possuem o desejo de aumentar sua família por este meio, mas desconhecem por completo o processo de adoção no Brasil.

Atualmente, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, existem cerca de 7,2 mil crianças em instituições de acolhimento no país. Destas, apenas 4.872 estão aptas a fazer parte de uma nova família de ganhar um lar. Por outro lado, existem atualmente cerca de 38.133 famílias na fila para adotar uma criança.

> Escritório de direito de família em Florianópolis

Há alguns critérios básicos para a realização do cadastro da família no procedimento de adoção. Além do cadastro, o processo de adoção no Brasil ainda conta com algumas etapas padrão.

processo de adoção no Brasil

Documentos necessários para o cadastro

  • Dados familiares;
  • Cópias autenticadas da certidão de nascimento ou casamento ou declaração relativa ao período de união estável;
  • Cópias da cédula de identidade e inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas;
  • Comprovante de renda e de domicílio;
  • Atestados de sanidade física e mental;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Certidão negativa de distribuição cível.

Passo a passo

O processo de adoção no Brasil é composto por várias etapas. Entenda agora cada uma delas.

Quem pode?

Qualquer pessoa, com mais de 18 anos de idade e 16 anos mais velha que o adotado. A adoção pode ser feita independentemente do estado civil da pessoa. A legislação não prevê o decisão para casais homossexuais. O juiz determina a decisão caso a caso, conforme julgar mais adequado. Avós e irmãos não podem adotar, apenas pedir a tutela da criança e/ou adolescente.


Você pode se interessar por:

Violência infantil no Brasil: entenda a polêmica “lei da palmada”

Guarda dos filhos após a separação: como decidir com quem ficam as crianças?

Divórcio com filhos: conheça a lei da Alienação Parental


Manifeste o desejo de adotar

Quer adotar? Procure uma vara da infância e juventude da sua cidade. Lá você vai precisar apresentar uma petição com os documentos descritos acima. Solteiros podem realizar o cadastro sozinhos. Já pessoas casadas ou em união estável devem fazer isso juntas;

Entrevista preliminar

Após o cadastro, haverá uma série de entrevistas com uma assistente social e, talvez, um psicólogo. O propósito é evitar que crianças e/ou adolescentes sejam acolhidas por pessoas que sejam incompatíveis com o propósito da adoção ou mesmo que possam oferecer desvantagens para o adotando. Após as entrevistas, você pode realizar sua inscrição do Cadastro Nacional de Adoção;

Aprender sobre adoção

Neste momento inicia o curso de preparação psicossocial e jurídica. Durante o curso a pessoa que se dispõe e adotar aprende sobre as necessidades emocionais de um criança e sobre as responsabilidades da construção da família;

Espera pela criança

O tempo pode variar de acordo com a família que irá adotar, a criança e/ou o adolescente que será adotado;

Aproximação e convivência

A partir do momento da escolha da criança e/ou adolescente, o adotante começa a fazer visitas regulares no abrigo. Esta etapa é chamada de estágio de convivência e pode variar de acordo com a família, a criança e/ou adolescente e a decisão do juiz;

Hora de realizar o sonho

Neste momento o juiz declara que a criança faz parte daquela família e passa a ter os mesmos direitos e a mesma relação que um filho natural teria.

A adoção é um ato de amor, mas precisa ser bem pensada, como qualquer planejamento familiar.


Você ficou com alguma dúvida sobre direito da família ou deseja mais informações sobre o processo de adoção no Brasil? Entre em contato conosco para que possamos ajudar. Clique aqui para marcar uma consulta online ou ligue para (49) 3622 0198 | (49) 36222868. Ficamos localizados na rua Santos Dumont,134 – Ed. Carduus Office Sala 201 – São Miguel do Oeste, SC.