Sidebar Area
Sidebar Area

Blog

Administração de empresas familiares: dicas para gerenciar seu negócio

  |   Noticias   |   Nenhum Comentário

A história é a seguinte: um membro de uma família abre uma empresa. Logo, ele pede a ajuda de mais um familiar. Essa realidade envolve grande parte da família e pode passar de geração para geração. Apesar dos inúmeros benefícios que esta relação pode proporcionar, há também outros tantos empecilhos para que a administração de empresas familiares tenha sucesso.

É preciso ter um cuidado redobrado quando se trata da mistura entre os ambientes profissional e familiar. Geralmente, as relações não são estabelecidas corretamente e ambas as realidades acabam prejudicadas.

> Escritório de direito de família em Florianópolis

Demitir ou não um filho que não atende às necessidades da empresa? Qual membro da família terá maior envolvimento e gerência sobre os demais familiares? Essas e outras questões serão abordadas ao longo deste post.

Administração de empresas familiares

Pontos fortes e fracos

Para a plena gerência do seu negócio, é importante observar os pontos fortes e fracos e tentar trabalhá-los da melhor forma possível. O Sebrae preparou uma série de pontos positivos e negativos da administração de empresas familiares.

O comando único e centralizado, o que permite reações rápidas em situações de emergência. A confiança entre as partes também é maior por se tratarem de membro da família. Esses são alguns dos pontos positivos levantados pela matéria.

Entre os pontos negativos estão as dificuldades na separação do que é emocional e o que é racional. Outro tema apresentado foi a postura do fundador, que pode ser de autoritarismo. Porém algumas dicas podem auxiliar na administração de empresas familiares.

Linha clara de posicionamento

É importante estabelecer regras que envolvam todos os familiares que fazem parte do negócio. Essas linhas de posicionamento abrangem a imagem da empresa e as responsabilidades de cada membro.


Você pode se interessar por:

Mudança de nome após o divórcio: quando posso exigir a retirada do nome de casado?

Mediação de conflitos familiares: uma alternativa para facilitar a resolução de problemas

Dívidas adquiridas durante o casamento: como funciona a divisão em caso de separação?


Planejar o negócio

Este planejamento inclui o estado atual da empresa, objetivos e metas de crescimento. É de extrema importância realizar reuniões periódicas para informar a todos os envolvidos as decisões que estão sendo tomadas.

Controle Financeiro

O controle financeiro impede um erro muito comum quando o assunto é a administração de empresas familiares. Pode ocorrer que o dinheiro ganho na empresa seja usado para o pagamento de contas pessoais da família. O problema nisso é a falta de controle de receitas e de crescimento financeiro da empresa. Não misture as coisas.

Decisões racionais

Decisões emocionais em momentos de discussões acaloradas podem prejudicar não só o negócio mas as relações afetivas familiares. Cuidado e muita calma são diferenciais ótimos para guiar ocasiões tensas.

Salários e funções

Os salários acordados, funções que serão exercidas e as responsabilidades de cada um devem ser discutidas de forma clara. É importante que cada funcionário saiba exatamente quais são suas incumbências e o salário correspondente antes de aceitar a proposta de trabalho.

Tratamento interpessoal

Os funcionários devem ter a clara noção de tratamento que devem ter em seu ambiente profissional. É fundamental que os colaboradores não deixem seu tratamento na esfera familiar influenciar ou ultrapassar a linha do ambiente profissional.

Importante observar caso a caso. Ver onde seu negócio se encaixa no mercado como um todo e adaptar as dicas de acordo com suas necessidades. Mas elas certamente serão a base para uma boa administração da sua empresa familiar.


Você ficou com alguma dúvida sobre direito da família ou deseja mais informações sobre administração de empresas familiares? Entre em contato conosco para que possamos ajudar. Clique aqui para marcar uma consulta online ou ligue para (49) 3622 0198 | (49) 36222868. Ficamos localizados na rua Santos Dumont,134 – Ed. Carduus Office Sala 201 – São Miguel do Oeste, SC.